Maquinas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Produtos para calda (prontos, premix, receitas)

A calda, é o sorvete propriamente dito, porém num estado mais liquido, quando ainda está dentro das cubas, e não sofreu nenhum processo de resfriamento.
Existe no mercado infinitas marcas de pó saborizante, muitos premix, e alguns ja prontos, esse último, somente abrir a embalagem e colocar nas cubas.
Há pessoas q optam por preparar a própria receita, umas usam água na sua produção, outras leite. Eu particularmente sempre fiz com leite, já fiz alguns cursos q prepararam a calda com as duas maneiras, mas sempre preferi o sabor q fica a receita com a adição de leite. Mas, isso é opção de cada um.

Vou falar um pouco de cada tipo de calda:
Feita com premix   (premix é uma mistura  q basta adicionar leite e açúcar),  e q é muito fácil o preparo, pq nao tem como errar nas medidas de liga, pó saborizante, leite em pó..etc..Nas embalagens do premix ja vem a receita de quem quer dar uma melhorada nele, embora existam premix muito bons no mercado e que só com o leite e açúcar ficam muito bons.
Para dar um up no premix, pode-se adicionar leite em pó, ou alguns acrescentam creme de leite.

Calda pronta pro uso: essa é moleza, e dependendo da regiao q vc more, tem distribuidores q trabalham com algumas marcas e nao é preciso pagar frete, q é o que encarece muito), Esse tipo de calda, q ja vem pronta é a recomendada para quem tem pontos na praia, onde a vigilância em determinadas cidades exige calda pronta, pela higiene, pasteurização..etc..
Geralmente vem nos sabores de baunilha branca( ou creme americano) , chocolate.
Algumas marcas q tem calda pronta: Ourolac, Ico co, Nestlé, entre outras..

Receita de quem opta por preparar a própria: Essa geralmente é a quem mais tem variações, de adicão de produtos, pq tem desde quem põe o estritamente necessário, a quem prefere fazer uma calda mais elaborada:
Vou colocar uma receita simples aqui: dosagem para 2 litros

  • 2 litros de leite
  • 1 colher de sopa de liga neutra(equivalente a 20 gr=10 gr por litro)
  • 1 colher de sopa de leite em pó
  • 1 colher rasa de emulsificante( tem pessoas q nao usam)
  • 300 gr de açúcar
  • 2 colheres de sopa de sabor (equiv a 40 gramas de sabor, com exceção do sabor chocolate q pede 50 gr por litro)
Bater bem, eu bato por aproximadamente 10 minutos, ..e ta pronta a calda, é só colocar nas cubas e mandar ver nas vendas!

Para dar uma incrementada na calda, eu uso, topping, q é o pó para chantily e glicose em pó.
O pó para chantily tem de várias marcas, ou seja o nome topping é da marca selecta, mas desde q seja o pó para chantily ta valendo.

Depois vou falar para que serve cada um desses produtos, qual é bom para evitar aqueles cristaizinhos de gelo, qual o q dá mais leveza e volume ao sorvete,..
mas, isso é para outro tópico!
Por enquanto é isso..
abraço!

33 comentários:

  1. Oi e possivel colocar emulsificante nos sorvetes em calda tipo ourolac?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor produto que não precisa colocar nada pois é ótimo no sabor e textura é o Brigatta www.maquinasorvete.inf.br tem para vender ou se preferir pode visitar a pagina do facebook https://www.facebook.com/maquinasdesorveteitaliano

      Excluir
  2. Mary, eu nao aconselho, mesmo pq ourolac é muito bom e dispensa qualquer acrescimeo de produto, nem emulsificante, nem liga! mesmo pq se vc acrescentar pode alterar o sabor, pq a liga e o emulsificante se colocados a mais na receita alteram o sabor, fica forte e até ácido. Agora, o q pode fazer é acrescentar um pacote de ourolac na rua receita, pra "roubar" o sabor, principalmente do chocolate deles q e´muito gostoso! abraço, Nara.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo mais essa receita fica pelo menos parecida com a da Ourolac?

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia pessoal, olha Mary eu acrescento ingredientes a calda ourolac chocolate, ela é gostosa, porém o sabor dela é aguado. Como sempre procuro satisfazer os meus clientes, então resolvi modificar a calda para que tivesse uma textura mais cremosa e saborosa.
    Acrescendo para 1 embalagem 2,5 de calda: 1 xícara de leite em pó; 1 xícara de achocolatado; 200 mg de creme de leite. ( Bater tudo no liquidificador com a calda)
    O Resultado é fantástico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!!! Meu nome é Sonia e gostaria de saber se voce tambem acrescenta ingredientes a calda de baunilha da ourolac.Ficarei muito grata se puder me responder,pois estou no mesmo barco e ainda sou nova nesse ramo. Desde ja agradeço!

      Excluir
    2. Oi Bruna!!! Meu nome é Daiane e gostaria de saber se voce tambem acrescenta ingredientes a calda de baunilha da ourolac.Ficarei muito grata se puder me responder,pois estou no mesmo barco e ainda sou nova nesse ramo. Desde ja agradeço!

      Excluir
    3. Oi Bruna!!! Meu nome é Daiane e gostaria de saber se voce tambem acrescenta ingredientes a calda de baunilha da ourolac.Ficarei muito grata se puder me responder,pois estou no mesmo barco e ainda sou nova nesse ramo. Desde ja agradeço!

      Excluir
    4. Muito obrigado por nos ajudar com a dica ,tenho uma máquina de sorvete expresso também. Mas o custo não vai elevar Muito?
      Estou pensando em usar (no chocolate) a marca brigatta, achei mais saborosa . Já a baunilha da brigatta , é branquinha... mas o sabor não é melhor do que o da ourolac.

      Excluir
    5. Bom dia TD bem?

      Vc usa a linha Premium da brigatta?

      Excluir
  5. gostaria de saber a quantidade de pó para chantili e de glicose em po?

    ResponderExcluir
  6. qual e a marca de mix para sorvete expresso que fica branquinho e saboroso igual os do mc donalds, bob's, girafas e burg king?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O McDonald's usa poleng, já tem no Brasil para quem quiser comprar

      Excluir
    2. AS MARCAS QUE VC CITOU, TODAS USAM OUROLAC,SIMPLESSMENTE A MELHOR.

      Excluir
  7. Uso produto da ourolac porém o meu sorvete não tem uma boa consistência, o que eu posso misturar??

    ResponderExcluir
  8. Olá, se eu não tenho uma pasteurizadora posso usar a calda assim mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Uso calda pronta Brigatta, não acrescento nada. O sorvete é cremoso, com volume e consistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantas casquinhas rende o produto da Brigatta? Tem que adicionar leite?

      Excluir
    2. Tb gostaria de saber quantas casquinhas rendem, um litro de Brigatta.

      Excluir
  10. OI PESOAL MEU NOME É CESAR, SOU NOVO NO MERCADO DE SORVETE EXPRESSO E GOSTARIA DE UM AJUDA PARA FAZER UMA CALDA GOSTOSA PARA MINHA CLIENTELA. ME RECOMENDÃO USAR O CONCENTRADO OU A RECEITA ACIMA ESTARIA DE BOM TAMANHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa receita para sorvete soft não pode faltar leite em pó responsável pela cremosidade minimo 70 gr por litro, creme de leite que da volumem e incorporação de ar, (que no nosso caso é o mais lucrativo). emulsificante, liga neutra, açúcar são obrigatórios na receita caseira.

      Excluir
  11. qual a quantidade de topic p essa receita? tenho uma maquina e gostarua de fazer a propria calda ppis esta saindo a 5 reias o litro dela pronta

    ResponderExcluir
  12. não existe nada melhor do que a calda da 3F... ela é envasada pela brigatta mas é recEita propria da RIBERDOCES

    ResponderExcluir
  13. posso bater minha calda em um liquidificador comum

    ResponderExcluir
  14. posso bater minha calda em um liquidificador comum

    ResponderExcluir
  15. Oie.. Estou começando agora no ramo de sorvete, para que o sorvete fique bem cremoso basta apenas adicionar creme de leite e/ou leite em pó? Ou os dois juntos??

    ResponderExcluir
  16. parabéns pelas dicas, pois estou começando agora tbm nesse ramo,boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  17. Como faço para ele demorar mais a derreter pois o meu não estar ficando numa consistência boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Estou começando essa semana e estou com essa mesma dificuldade, caso vc já tenha resolvido por favor da uma ajuda. Desde já obrigado

      Excluir
  18. Boa noite onde encontro acai ja pronto pra colocar na máquina expresso ou como fazer

    ResponderExcluir